Sprawl - Suburbia - Peak Oil
by
Ricardo N. Leal
Thursday, November 01, 2007
Na opinião de James Howard Kunstler's, os espaços públicos devem ser inspirados centros da vida cívica e da manifestação física do bem comum. Ele alega que os Estados Unidos é uma nação de lugares pelos quais ninguém se interessa. Kunstler acredita que reorganizar as cidades irá envolver mudanças mais radical do que aquelas para as quais estamos preparados, mas seremos forçados a faze-lo por crises terrestres criadas pelo modo de vida americano. "A vida em meados do séc XXI será baseada na vida local" diz Kunstler.
Palestra de Kunstler no TED Talk
Existe um documentário sobre Peak Oil, e as relações do fim eminente das reservas de petróleo e o Novo Urbanismo, US style. No fundo é a posição que Kustler, o qual participa neste documentário, defende. Tendo estudado o Novo Urbanismo, achei que seria interessante que vissem o filme e comentassem acerca das teorias que andam na boca do mundo. Deixo desde já a minha posição frente às "novas" teorias urbanísticas Norte Americanas: tenho muitas reservas quando à sua praticabilidade, mas gostava de saber opiniões.
One world continues indifferently, unmoved and unchanged, while another spills into it, filling all the cracks and chinks between objects with the swirling indefiniteness of a wanton becoming.
oi!
ReplyDeleteo Filme é em portugues ou trata-se da versao original em ingles?
Abraco
PS: POde ser que esta página te interesse:
http://criticaldocs.wordpress.com
dos os docs estão na versão original.
ReplyDelete